Copyright 2011. Sérgio Miguel. Todas as fotografias com os direitos reservados.
Para mais informações contactar por email.


terça-feira, fevereiro 01, 2011

A Boneca


Fui ao mercado comprar uns presentes.
Quando vi todas aquelas pessoas, comecei a reclamar comigo mesmo: "Isto vai demorar a vida toda e ainda tenho tantas coisas para fazer e outros lugares para ir.
Como gostava de poder deitar-me, dormir e só acordar após ter passado toda a barafunda.
"Sem notar, andei até à secção de  brinquedos e lá, comecei a bisbilhotar os preços e a imaginar se as crianças realmente brincam com esses brinquedos tão  caros.
Enquanto olhava a secção de brinquedos, notei um menino de mais ou menos 5 anos a agarrar uma boneca contra o peito. Ele acarinhava o cabelo da boneca e olhava-a tão triste que tentei imaginar para quem seria aquela boneca que tanto apertava.
O menino virou-se para uma senhora junto dele e disse: "Avó, tens a certeza que eu não tenho  dinheiro suficiente para comprar esta boneca?" A senhora respondeu: “Sabes que o teu dinheiro não é suficiente, meu  querido!" E perguntou ao menino se ele podia ficar ali a olhar para os brinquedos por mais 5 minutos, enquanto iria ver outras coisas.
O menino continuava a segurar a boneca nas suas mãos. Finalmente, comecei a andar na sua direcção e perguntei-lhe a quem queria dar aquela boneca e ele respondeu: "Esta é a boneca que a minha irmã mais adorava. Ela acreditava que o nosso Pai lha daria este ano.”
Eu disse-lhe: "Não fiques tão preocupado, acho que ele irá dar a boneca à tua irmã." Mas ele triste disse-me: "Não, o Pai não poderá levar-lhe a boneca onde ela está. Tenho que dar a boneca à minha mãe e ela poderá dar a boneca à minha irmã, quando ela  for lá."
Os seus olhos encheram-se de lágrimas enquanto falava: “A minha irmã teve que ir embora para sempre. O Pai disse-me que a Mãe também irá embora para perto dela, em breve. Então, pensei que a Mãe poderia levar a boneca e entregá-la à minha irmã.".
O meu coração parou de bater. Aquele menino olhou para mim e disse: "Eu disse ao Pai para dizer à Mãe para não ir ainda. Eu pedi-lhe que esperasse até eu voltar do mercado." Depois ele mostrou-me uma foto muito bonita dele rindo e disse-me: "Eu também quero que a Mãe leve esta  foto, assim ela não se esquecerá de mim.
Eu amo a minha mãe e não quero que ela parta agora, mas o meu pai disse que ela tem que ir para ficar com a minha irmãzinha." Aí ele ficou a olhar para a boneca com os olhos tristes e muito quieto. Eu rapidamente procurei a minha carteira e peguei nalgumas notas e disse para o rapaz: "E se contássemos novamente o teu dinheiro, só para termos certeza de que tens dinheiro para comprar a boneca?
Juntei as minhas notas ao dinheiro dele, sem que ele se apercebesse e começamos a contar. Depois de contarmos, o dinheiro dava para comprar a boneca e ainda sobravam uns trocos. E o menino orou: "Obrigado Senhor por atenderes o meu  pedido e teres-me dado dinheiro suficiente para compra a boneca".
Aí, ele olhou-me e disse:"Ontem antes de dormir, pedi a Deus que fizesse para que eu tivesse dinheiro suficiente para comprar a boneca e assim a Mãe a poder levar. Ele ouviu-me ... e eu também queria dinheiro para comprar uma rosa amarela para a minha mãe, mas não ousei pedir-Lhe mais nada.
E Ele deu-me o dinheiro suficiente para comprar a boneca e a rosa amarela. Sabe, a Mãe adora rosas amarelas.
Uns minutos depois, a senhora voltou e eu fui-me embora sem ser notado. Terminei as compras num estado de espírito totalmente diferente daquele com que havia começado. Entretanto, não consegui tirar aquele menino do pensamento.
Então lembrei-me de uma notícia no  jornal local, já com dois dias, quando mencionava que um homem bêbado, numa camioneta, bateu num carro onde estavam uma jovem senhora e uma menina. A criança havia falecido de imediato e a  mãe estava em estado grave no hospital e que a família havia decidido desligar as máquinas, uma vez que a jovem mãe não sairia do estado de coma.
Pensei se seria a família daquele menino?
Dois dias após meu encontro, li no jornal que a jovem senhora havia  falecido. Eu não pude conter-me e saí para comprar um ramo de rosas amarelas e fui ao velório daquela jovem .... Ela segurava uma linda rosa amarela nas suas mãos, junto com a fotografia do menino e com a boneca ao peito.
Deixei o local a chorar, senti que a minha vida tinha mudado para sempre.
O amor daquele menino pela sua mãe e irmã continua gravado na minha memória até hoje. É difícil de acreditar e imaginar que numa fracção de segundo, um bêbado tenha tirado tudo aquele menino.


Autor desconhecido
(Se souber quem escreveu, pf entre em contacto para atribuição dos direitos).


Podemos partilhar milhares de histórias ou mesmo pensamentos e no fim será somente mais um final no esquecimento. Mas eu acredito que uma lágrima derramada irá gravar estas lindas palavras em nossa mente e coração.

2 comentários:

  1. Apenas poderei dizer, muito, muito bom, o nó na garganta não me permite falar mais...
    Obrigado
    Hugo Santos

    ResponderEliminar
  2. Confesso que sempre que leio estas palavras sinto-me muito comovido. Também sei que cada pessoa que o leia irá sentir o mesmo. Obrigado Hugo pelo comentário e tua visita.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...