Copyright 2011. Sérgio Miguel. Todas as fotografias com os direitos reservados.
Para mais informações contactar por email.


sexta-feira, fevereiro 18, 2011

Bambu chinês

Vista aérea Porto / Vila Nova de Gaia - Portugal

Se mantivermos os nossos olhos abertos ao Mundo, iremos verificar que a Natureza constantemente nos transmite ensinamento.

O bambu chinês após ser plantado no solo demora uma média de 5 anos até se ver algo majestoso a sair do solo. Durante esse período, somente vemos um pequeno broto a partir do bulbo no exterior que nem se dá importância. Todo o crescimento é subterrâneo durante esses 5 anos, mas uma complexa e forte estrutura na vertical e horizontal esta a crescer.
Após esse tempo o bambu cresce a alturas superiores aos 20 metros.

O escritor Covey citou: "Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês. Você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento, e, às vezes, não vê nada por semanas, meses ou anos. Mas se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu quinto ano chegará e, com ele, virão um crescimento e mudanças que você jamais pensava...".

Mas a lição continua.
Na vida não devemos ser ser individuais. Como o bambu ele cresce em
grupo para que assim seja mais forte, podendo manter-se ao alto nos
dias de tempestade.
E mais importante ainda, curvar-nos sempre em humildade. É a flexibilidade em curvar do bambu que também lhe garante a sobrevivência.

4 comentários:

  1. sem duvida sao estas pequenas historias que nos fazem ver que a vida vale mesmo apena. nunca desistir do que lutamos porque um dia ha-de dar flor.
    bjao serginho
    ana rodrigues

    ResponderEliminar
  2. realmente como ser humanos temos tendência a desistir muito facilmente. Mas recordo que quanto mais lutamos por algo, mais grandioso ele se torna. temos que lutar todos os dias. Faz crescer e torna-nos humildes.
    Como podemos saber o sabor do fruto de uma árvore sem o provar.
    Um beijo enorme e continua como és.

    ResponderEliminar
  3. MEU IRMÃO MUITO BOA...TAVA LER SOBRE BAMBU E LEMBRAR AS NOSSAS GRANDES E SÁBIAS CONVERSAS..E LEMBRAR ME QUE COMO NOS SOMOS PARECIDOS COM BAMBU.:) GRANDE ABRACO..E SEMPRE FIEL BAMBU ATE DIVINO NOS LEVAR PERTO DELE

    ASS: RICARDO OLIVEIRA

    ResponderEliminar
  4. Ricardo, nem imaginas as saudades quem embora não demonstre, mas que na realidade sinto. São as boas conversas que nos elevam nos momentos de tristeza. Um grande abraço Meu Irmão.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...