Copyright 2011. Sérgio Miguel. Todas as fotografias com os direitos reservados.
Para mais informações contactar por email.


sábado, dezembro 11, 2010

As Três Peneiras




Um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:
- Quero contar algo a respeito de um amigo seu!
 -Espere um momento – disse Sócrates – Antes de contar-me quero saber se fez passar essa informação pelas três peneiras.
 - Três peneiras? Que quer dizer?
 - Vamos peneirar aquilo que quer me dizer. Devemos sempre usar as três peneiras. Se não as conhece, preste bem atenção. 
A primeira é a peneira da VERDADE. Tem a certeza de que isso que quer dizer-me é verdade?
- A segunda peneira é a da BONDADE. Com certeza, deve ter passado a informação pela peneira da bondade. Ou não?
- A terceira peneira é a da UTILIDADE. Pensou bem se é útil o que quer falar a respeito do meu amigo?
 Se o que quer contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então é melhor que o guarde apenas para si.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...